13 janeiro 2012

Novidade!

Chama-se Maçonaria e fala-se dela como se fosse uma grande novidade, como se não existisse desde os tempos mais remotos da humanidade...

Assenta numa estrutura hiper-organizada e hiper-ramificada em que cada membro poderá subir degrau a degrau até ao cargo máximo de Grão-Mestre. Por cá (tal como por fora), são "mais que as mães", mas quase todos escondidinhos. O que eu não percebo é isto: porque é que de repente querem parecer tão transparentes mas no fundo se mantêm tão secretos... Ou percebo?

Ao que parece, tencionam "ajudar os homens a reforçarem o seu carácter, melhorar sua bagagem moral e espiritual e aumentar seus horizontes culturais". Agora, quais são meeesmo os seus objectivos? Para ser sincera não sei... Mas lá que estiveram presentes em (vou generalizar) todos os grandes acontecimentos mundiais, isso e certinho. Da Revolução Francesa à Independência dos EUA, contribuem constantemente para as grandes mudanças nas sociedades desde que elas existem.

Mas do que agora se fala é sobre os alegados favorecimentos e "jobs for the boys". Ninguém o nega, dizem apenas que, enfim, lá uma vez por outra pode ter acontecido.

A sério?!

Então imaginem lá: Estão lá os maçons todos sentadinhos nas poltronas da Loja a discutir o preço das hortaliças e o aumento dos combustíveis (aka os cordelinhos que têm para puxar), quando um comenta com o seu irmão: "Oh Salvador Sampayo de Saavedra [chamam-se todos qualquer coisa assim], o meu genro, Sebastião Vasconcellos D'Arantes é da área da construção [isto é, só tem o 12.º e não tarda xuto-o mas é p'rás obras que já chega de viver às minhas custas]! Não sabe de alguém que esteja à procura?". No dia seguinte o outro - que não é nada destas coisas mas que até precisava de alguém para ocupar um lugarzinho piqueno como acessor na Câmara, a agrafar fotocópias e a ganhar três mil por mês - põe-se a pensar em alguém para contratar. Quem será o primeiro a vir-lhe à memória?

Favorecimento não!, mas o poder de sugestão é uma coisa engraçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adiante! Ide e comentai!