Depois do Belcanto e Cantinho, chefe Avillez põe a mão na massa: abre a Pizzaria Lisboa, no Chiado, no final de Março.
Agora, o chef vai ter a sua própria pizaria, no Chiado, muito perto dos seus dois outros restaurantes, o Cantinho do Avillez e o Belcanto (os preços, diz, serão um pouco abaixo dos do Cantinho, que tem uma média entre 25 e 35 euros). Chamou-lhe Lisboa e abre este mês - na rua dos Duques de Bragança . “Estou apaixonado por Lisboa, acredito imenso no potencial da cidade para promover o país. O país está em crise mas Lisboa está na moda, toda a gente a quer visitar, por isso eu caminho muito, em tudo o que estou a fazer, para defender esse potencial da cidade”, declara, sentado no Belcanto, onde recebeu a Fugas.
As pizas não são exactamente a sua área, por isso pôs-se a estudar. A inspiração é a tradicional piza napolitana, com algumas (poucas) adaptações ao estilo a que os portugueses se habituaram e que tem uma massa um pouco mais fina, com menos pão nas bordas. Depois foi mergulhar no universo das mozzarellas (vão usar a fior de latte), dos tomates (a opção foi pelo de San Marzano), das farinhas (escolheram a 00, topo de gama). “Arranjámos o melhor forno a lenha do mercado, que veio de Itália, tivemos que bloquear a rua para ele entrar”, conta Avillez, sorrindo ao recordar a aventura. E vai haver umpizzaiolo a fazer as pizas.
Mas nem só de pizas viverá a Lisboa. “É um restaurante mediterrânico de inspiração italiana.” Vai haver saladas, risottos, entradas, pastas e sobremesas. Avillez conta que no Verão viajou até Itália e esteve em Modena, no restaurante de Massimo Bottura (a Osteria Francescana, três estrelas Michelin), onde comeu “a melhor massa” da sua vida, um tagliatelle com ragu, que o fez pensar nas vantagens da simplicidade. “A simplicidade bem feita é muito boa, e a cozinha italiana tem muito isso. Às vezes uma pessoa olha à volta e pensa se não seria mais fácil fazer bem feito, e ainda se faz muito mal em muitos sítios.”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Adiante! Ide e comentai!