22 abril 2012

"Peixe em Lisboa": Almoço de uma tarde inteira

No início da semana, o meu querido namorado ofereceu-me o almocinho no "Peixe em Lisboa", que é como quem diz: fomos passar a tarde ao Pátio da Galé, no Terreiro do Paço (mesmo ao lado da esplanada do Alma, de que falei há tempos, se bem se lembram).

A cozinha de mar espera por si no Pátio da Galé, Terreiro do Paço.

A bem dizer, peixe foi realmente o que menos provámos: nestas coisas, o apetite puxa-me sempre mais para o marisco... Mas começando pelo início: entrámos pelo lado da Câmara de Lisboa, pegámos no nosso copo-oferta (mais cinco edições e já fazemos um serviço de cristal da boémia!) e fomos directamente para a zona Gourmet. Não fosse eu com as degustações dos restaurantes fisgadas (que é o mesmo que dizer que tenho vergonha de andar por ali a pedinchar quando os senhores lá estão é para vender), tinha-me ficado logo pelos queijos, vinhos e enchidos (ai o paio de porco preto!) e pelos doces e compotas...

Prove e compre produtos de eleição no mercado gourmet.

Enfim, nisto eram já duas da tarde, tínhamos estado com uma Enóloga (se não era, enganava bem) super simpática a provar uns quantos vinhos da Estremadura (sim, eu que sou bem entendida na arte...) mas o peixinho, nem vê-lo! Atravessámos finalmente a zona Gourmet e entrámos na área dos restaurantes.

Os melhores chefes de Lisboa querem cozinhar para si… Prove a emoção e criatividade sem par de 10 grandes restaurantes!


Ementa:
Logo à chegada, provamos um (fantástico) paté de sardinha de uma demonstração da Docapesca.
Mais adiante, eu optei pelo Gaspacho de tomate com sapateira e parmesão (do 100 maneiras) e um "Hamburger brioche" de sapateira (José Avillez) e o J. escolheu as Lapas na chapa (da Tasca do Joel) e o Tamboril com molho de lavagante (do Ribamar).
E para acompanhar? José Maria da Fonseca.


Para dizer a verdade, estava mais compostinho de público do que estava a espera (para um dia de semana...) e até vimos o Chefe Avillez e a Chefe Justa, aquela do (falhado) Masterchef português.


Assista às apresentações ao vivo de conceituados chefes internacionais e a trabalhar em Portugal.

E as demonstrações? Pois, não deu para tudo.

Programação? Tudo aqui. A edição deste ano acaba amanhã, mas p'ró ano há mais!

J.: Adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adiante! Ide e comentai!