08 março 2010

aos meus amigos que fumam

É entre o barulho do aspirador e o da panela de pressão que escrevo hoje. Mal me consigo ouvir a pensar...

Não, o dia não correu mal, mas
Não, não tenho razões particulares para estar chateada hoje... ainda assim
Não, não estou particularmente bem disposta.


E porquê?
Porque passei o dia rodeada de amigos que fumam por um lado e de doentes vítimas da estupidez de fumarem pelo outro.


(isto está a sair-me tão rápido que vai ser mais uma narrativa irritada do que um texto motivador)

Bolas, é que já nem vale a pena falar dos prejuízos que isso comporta na vida de uma pessoa.
"Sim, eu sei, mas aproveito agora e na idade em que aumentar o risco deixo."
Ok, ao fim de 15 anos depois da cessação tabágica, um ex-fumador volta a ser tido como uma pessoa normal no que conserna o risco cardiovascular. Mas no resto -  meus amigos - deixem-se de tretas! Quando se fala de cancro, um ex-fumador é obviamente diferente de um fumador, mas não deixa de ser também diferente de alguém que nunca fumou... e muito.

É estúpido começar a fumar, é estúpido voltar a fumar. É estúpido fumar muito, é estúpido fumar pouco... estão a ver o denominador comum?

A escolha é vossa, claro. Têm o direito a ela como eu tenho o direito a uma opinião contrária.
Mas tudo bem, até aceito que se estejam nas tintas para a vossa vida, para a vossa saúde e que na verdade nem queiram realmente deixar de fumar. Não concordo, mas tenho que aceitar.
Mas não vos passa pela cabeça mais nada? Vivem sozinhos no mundo? Não há ninguém à vossa volta?
Sei lá... será que acham que ninguém há-de gostar de ver-vos bem, saudáveis?... ou que ninguém há-de depender ou precisar de vocês agora ou daqui a uns anos?... ou, (tão simples como isto) que os vossos amigos gostavam de não ter que levar com a porcaria do vosso fumo?! Bolas, pá!!
É egoismo.
É uma cretinice.

Desculpem a raiva, mas isto hoje bateu lá dentro...

Uma última nota:
Dizia há uns anos uma campanha publicitária que beijar um fumador é o mesmo que lamber um cinzeiro.
Tenho a certeza de que não gosto de lamber cinzeiros.

3 comentários:

  1. o denominador comum é:...(suspence) é!

    PEACE

    ass: o anónimo
    luis

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de te var escrever com essa garra toda meu amor... Eu também acho que quem fuma é muito estúpido.

    ResponderEliminar

Adiante! Ide e comentai!