25 março 2012

Portugueses pelo mundo

Adoro o Portugueses pelo mundo.

Se calhar não sabem o que é - pensando bem, nunca ouvi ninguém falar daquilo! - mas é capaz de ser dos programa que mais gosto de ver. Passa na RTP e rege-se por aquela verdade indiscutível de que há um 'tuga em todo o lado.
É um programa muito pró-turístico com um quê de documentário, daí que todos os dias uns quantos portugueses nos contem as suas histórias e nos dêem a conhecer um pouco da sua nova terra. Das paisagens fantásticas às cidades vibrantes, revemos os sítios onde já estivemos e temos um cheirinho daqueles que gostaríamos de visitar. Descobrimos até as influências lusas em locais remotos que mantêm costumes tão semelhantes aos nossos, desde os tempos (pfff) em que dávamos "novos mundos ao mundo"...
Os narradores, esses, há para todos os gostos. Há os que estudam a história para fazerem boa figura e nos levam nos passeios culturais do costume; os que querem alguma publicidade e nos mostram o que fazem; os que gostam de nos "levar" àqueles cantinhos que só conhece quem lá vive; os que só se lembraram que ia aparecer a equipa 15 minutos antes e só mostram a casa onde vivem e a tasca ao fundo da rua... há-os mais ou menos exuberantes, mais ou menos adaptados à sua nova vida... mas de uma maneira geral todos nos dão a conhecer um pouco mais do que nos seria dado a ver numa simples viagem turística. Daí que este programa não tenha um apresentador fixo: quem melhor do que estes portugueses para fazer de guia turístico na sua própria (nova) casa?

2 comentários:

Adiante! Ide e comentai!