08 março 2013

Porquê o 8 de Março?

Dia Internacional da Mulher

Imagem de hoje em google.pt


A 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarou um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Começa a falar-se na criação de um dia internacional da mulher na transição para o século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando surge a mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores em várias partes do mundo.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, finalmente, adoptado pelas Nações Unidas, em 1977.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adiante! Ide e comentai!