06 setembro 2010

O Algarve

Agora que acabaram estas férias no Algarve, deixem-me tecer um ou dois comentários sobre o que foi o meu Verão.

Antes de mais: era Verão. Tenho a certeza porque fui lá fora e vi.
Primeiro porque à noite estavam 30 graus à sombra (da Lua?!) e depois porque vi a minha praia no Algarve pejada de guarda-sóis e 'tugas branquelas desesperadamente em busca dos UV. (Quero dizer... "vi a praia" é um bocado mentira, mas olhei lá para o sítio, porque já para lá vou vai para vinte e tal anos e sei muito bem onde ela fica).

Mas foi bom. Tudo bem que a questão dos incêndios por um lado e da Selecção Nacional a arder pelo outro eram dispensáveis. Ainda assim, pode dizer-se que foi um Verão, Verão! Calor, solzão, água quentinha, sardinhadas, praia até às 8 e tal, marisco, nights out, boa companhia... não faltou nada.

Este ano mudei de praia. Ou melhor, cheguei-me mais lá para a frente, que mudar de praia não está nos meus planos. Acabaram com os nossos toldos à frente de casa - a malta foi em busca de uns toldos que nos quisessem.
Desta vez não foi o 14, mas como já era o 14 há mais de 50 anos, foi o "23-não-14!".
Apesar de ser um bocadinho mais longe e a 3ª idade já pensar duas vezes antes de se pôr a caminho, foi uma boa escolha: o grupo mudou-se em peso e há agora muito mais espaço. Até espreguiçadeiras temos!
(Eu até vos dizia para onde vou agora, mas pró ano 'tá tudo lá caído e isso é que não pode ser!)

Mas a minha versão de praia no Algarve é a versão soft... porque não sou realmente turista. Conheço a praia, os caminhos, os sítios, as pessoas. Ali só "enfia o barrete" quem parte à descoberta. E partir à descoberta no Algarve em pleno Agosto é um desafio (potencialmente) desastroso...

Veraneante de Agosto que se preze põe o guarda-Sol às costas, agarra no puto e no tacho do arroz de tomate, dá dois berros à mulher que não se esqueça de trazer o tupperware dos carapaus fritos e ala que se faz tarde! Chega à praia, encontra outras tantas famílias similares e abanca onde lhe dá mais jeito: afasta umas toalhas com o pé como quem não quer a coisa porque aqui fico eu e mai' nada.

E pronto, passa ali o dia a botar o bronzeador na "dama", a gritar ao puto que não "amande água às pessoas, tás parvo ou quê?! Não tarda nada tás a levar, óvistes?" e assim se faz um g'anda dia de praia.

E ao jantar, meus senhores? Querem emoção e testar os vossos limites? Esqueçam os saltos de pára-quedas e vão mas é jantar ao Algarve em Agosto.
"Good evening!"
"Atão? Good evening? Mas nós somos de cá! Boa Noite!"
"Ah são portugueses?! Atão deixa 'tar que já alombam aí com duas horas à porta à espera. Um momento, por favor"
E daí em diante, é sempre a melhorar até onde a vossa imaginação vos levar.

Portanto, quem conhece vai sempre aos mesmos, porque nos que não conhece não tem hipótese...

Verdade seja dita, o Algarve está a recuperar... não apanhei grande trânsito para lá, não apanhei grande trânsito para cá, não congelei os ossos a entrar na água, não paguei "gato por lebre" em lado nenhum, não vi nenhum Jet7 mais bronzeado que um africano bronzeado, enfim... um dia destes ainda convenço o meu namorado que aquilo até é bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adiante! Ide e comentai!