23 novembro 2009

Oxalá nunca tenha uma atitude como aquela.

Sou estudante de Medicina.

Como qualquer outro estudante de qualquer outra ciência, preciso de aprender. Livros, sebentas, observação de técnicas, prática... tudo isto funciona. Mas funciona melhor ainda se tivermos alguém mais experiente para "back us up all along".

Suponho que sempre tenha sido assim: ao longo dos séculos os mais velhos ensinam os mais novos. Seja por interesse curricular, pelo estatuto social ou simplesmente por gosto, a verdade é que há muita coisa que não vem nos livros, e mesmo o que vem nem sempre se consegue realmente aprender antes se de ver fazer quem melhor o sabe.

Estava há dias num qualquer bloco operatório de um qualquer hospital do país, quando durante as duas horas de uma cirurgia programada (e atrasada por sua culpa) a anestesista discutiu, reclamou e chateou toda a gente que se fosse dispondo a perder uns segundos para me ensinar e orientar um pouco no que se ia passando.

Estranho conceito esse da "perda de tempo" por ensinarmos alguém que mais tarde ou mais cedo nos poderá vir a substituir...

Foi a primeira vez que me senti realmente mal num bloco operatório.

Oxalá essa senhora nunca venha a necessitar que lhe faça o que aprendi nesse dia.
Oxalá tenha aprendido suficientemente bem para poder ajudar alguem.
Oxalá nunca tenha uma atitude como aquela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adiante! Ide e comentai!